segunda-feira, 13 de maio de 2013

Impacto de balas no casco do Bolama...

Segundo o livro "O Mistério do Bolama - Acidente ou Sabotagem?" (Prime Books, 2007) do jornalista Jorge Almeida da RTP, levantou-se a hipótese numa investigação levada a cabo pela estação pública de televisão, de existirem impactos de balas no casco do navio Bolama junto a uma das vigias de estibordo.



Marcas suspeitas de terem sido provocadas por balas



"Após um visionamento mais pormenorizado das imagens subaquáticas pode-se identificar um outro dado suspeito. Junto de uma das vigias de estibordo situada por baixo da ponte de comando existem algumas pequenas marcas que podem sugerir terem sido provocadas por impactos de projécteis. As imagens passaram despercebidas aos investigadores e nem sequer foram abordadas no processo judicial mas não escaparam à atenção do jornalista Samuel Costa, durante uma investigação realizada em 1997 pela equipa do programa Bombordo da RTP.
Esta nova pista chegou a ser mostrada a oficiais do Exército e a especialistas em balística da Polícia dinamarquesa que tiveram oportunidade de analisar as imagens. Ambas as fontes não desmentem que aqueles pequenos pontos podem ter sido causados por impacto de balas mas atribuem uma probabilidade de cinquenta por cento daquelas marcas terem sido provocadas por disparo de arma de fogo.
Pelas imagens disponíveis não é possível tirar qualquer conclusão fidedigna e com o passar de todos estes anos, provavelmente as mesmas marcas, já se encontram dissipadas com a corrosão do casco do navio."

in "O Mistério do Bolama - Acidente ou Sabotagem?", Prime Books, 2007