domingo, 23 de junho de 2013

Cargueiro croata largou de Lisboa depois do Bolama

No dia 4 de Dezembro de 1991, o navio Bolama largou da doca de Pedrouços em Algés, pelas 11 horas da manhã, com o intuíto de realizar uma experiência de redes e um almoço para vários convidados a bordo. O arrastão luso-guineense saiu da barra de Lisboa pelo enfiamento Sul.
Sensívelmente há mesma hora, o cargueiro croata Porer também largou do porto de Lisboa com destino a Angola e terá seguido a mesma rota em direcção a Sul. Desconhece-se a carga que o navio de 160 metros transportava. Nos dias seguintes ao desaparecimento do Bolama levantaram-se algumas suspeitas em relação a este navio...


O cargueiro Porer fotografado em Espanha em 1997.

O cargueiro chegou a Luanda com quatro dias de atraso em relação à data prevista. A pedido das autoridades portuguesas, o comandante foi interrogado e declarou que nunca esteve em contacto visual ou rádio com o Bolama. Um facto estranho já que o Bolama está afundado no enfiamento sul da barra de Lisboa, precisamente por onde o Porer transitou. Infelizmente não temos dados suficientes para fazer os cálculos e verificar se terá sido possível o cargueiro não ter visto o arrastão a realizar a experiência de redes (as imagens subaquáticas disponíveis demonstram que o Bolama estava a arrastar). 
O navio croata mudou de nome em Maio de 1995 para Nzol Contender e em 2002 para, Eleanora. Foi desmantelado num porto indiano em Maio de 2011.


Caso tenha alguma informação sobre o naufrágio do navio Bolama, envie um e-mail para: investigacaobolama@gmail.com