quinta-feira, 27 de junho de 2013

Depoimento do jornalista português Jorge Almeida

Depoimento do jornalista Jorge Almeida

O jornalista da RTP, Jorge Almeida, que tem investigado nos últimos anos as circuntâncias do naufrágio do navio Bolama, fez a gentileza de escrever um depoimento para este Blog de Investigação. Em 2007 publicou o livro "O Mistério do Bolama - Acidente ou Sabotagem?" (Prime Books) e em 2014 reeditou o livro com novas informações com a chancela da Gradiva.


O Mistério Continua....


Jornalista Jorge Almeida.

Em 1991, estava a dar os primeiros passos como jornalista numa emissora de rádio local da Amadora, a  Rádio Mais, que funcionava na cave de um prédio na Quinta do Borel. Recordo-me da chegada de uma equipa de reportagem composta pelo João Ferreira (hoje na CM TV), pela Isilda Félix e pelo Jorge Gabriel (hoje apresentador da RTP) com a frustação de não ter nada de novo para informar. Ironia do destino, uma das fontes da notícia estava mesmo por cima de nós, no Rés de Chão do prédio. Tratava-se do Mestre auxiliar do navio, Tomé Bio, que naquele fatídico dia de 4 de Dezembro de 1991, não embarcou por razões de saúde.
O caso nunca mais me deixou... E desde então tenho desenvolvido uma investigação que motivou um livro publicado em 2007.

Livro "O Mistério do Bolama - Acidente ou Sabotagem?"
(Gradiva, 2014)


Como tive oportunidade de escrever no prefácio não defendo nenhuma tese. Tal como a Polícia Judicíária, o Ministério Público, as várias sedes de justiça, não consegui chegar a uma conclusão. Porém, estou convicto que existem muitos factores estranhos nesta longa história. Pelo respeito que os familiares das vitimas merecem, penso que o navio já devia ter sido removido para a superfície, não só para se tentar apurar as causas do naufrágio, mas também para os familiares darem um funeral digno aos seus entes queridos.


Lisboa, 27 de Junho de 2013

Jorge Almeida, Jornalista RTP


PS - Pode adquirir o livro "O Mistério do Bolama - Acidente ou Sabotagem" (Gradiva 2014) através do site da editora Gradiva: www.Gradiva.PT